Lucrando com os movimentos do Petróleo. Como operar contratos futuros

Responsável por conflitos geopolíticos históricos pelo mundo, o petróleo é a commodity mais negociada nos Mercados e que possui maior liquidez.

Os preços muito elevados podem ocasionar inflação, enquanto a escassez tanto do petróleo quanto dos seus derivados afeta diretamente a indústria, o abastecimento de veículos e o consequente problema de mobilidade.

Entre os mais negociados, existem o tipo WTI e o Brent. Mas também temos o Dubai Crude, um tipo de petróleo mais pesado e usado como referência para os preços dos países do Oriente Médio.

O petróleo Brent é um óleo mais leve, negociado na Bolsa de Londres e produzido no mar do norte da Europa e na Ásia. Ele é o preço de referência do Mercado Europeu e serve também como referência do mercado brasileiro.

Gráfico com os preços do petróleo do tipo Brent
Preço do petróleo Brent desde a década de 1980

Já o petróleo do tipo WTI (West Texas Intermediate), produzido nos EUA, principalmente na região do Texas, Lousiana e Dakota do Norte, é um óleo mais pesado do que o Brent e mais difícil de ser refinado. Por isso ele tende a ser mais barato. Ele é a referência para o Mercado americano.

Mesmo com a diferenciação de preços entre o WTI e o Brent, a correlação entre eles é praticamente perfeita como mostra o gráfico abaixo.

A forte correlação entre o petróleo Brent e o WTI

O dia que tivemos petróleo valendo menos que zero

No dia 20 de abril de 2020, devido aos impactos da pandemia de COVID-19, o preço do WTI para entrega em maio de 2020 fechou com cotação negativa de U$ 13,10, tendo alcançado a mínima de U$ -34. Significa que devido à completa queda na demanda, o ritmo de produção foi maior do que a procura pelo produto, de tal forma que foram atingidos os limites da capacidade de armazenamento.

A OPEP+/OPEC e seu poder

No Mercado de petróleo existe uma organização intergovernamental permanente, criada a fim de coordenar e regular a produção de petróleo.

A OPEP+ foi formada em 2016 e é composta por 13 países em desenvolvimento exportadores de petróleo. Seus membros são responsáveis por aproximadamente 40% da produção de óleo bruto mundial.

A OPEP+ é capaz de alterar sensivelmente os preços com suas medidas de cortes ou aumentos na produção.

Fundamentos do Petróleo além da OPEP: fatores que impactam no preço

Os preços variam de acordo com oferta/demanda, impostos de importação/exportação para cada país. Como mostra a imagem abaixo:

Os traders devem observar com bastante atenção o relatório da EIA (Energy Information Administration) que é divulgado semanalmente.

É através dele que sabemos as flutuações dos estoques americanos, que tem impacto direto no Mercado.

Se os estoques estão altos, então, em condições normais, os preços tendem a recuar, da mesma forma quando os estoques estão baixos (ou existe a diminuição na produção) os preços tendem a se elevarem.

Fatores como ataques a poços de petróleo interrompendo a oferta e prejudicando a logística, e sansões a países exportadores também são capazes de levar volatilidade para o ativo alterando sua cotação.

É possível que uma simples manutenção em um campo petrolífero altere a produção e consequente exportação de óleo.

Trata-se de um Mercado tão abrangente que em caso de grandes elevações no preço da commodity pode vir a ocasionar um movimento inflacionário acabando a prejudicar a demanda.

Se você estiver operando por uma corretora de CFD perceberá que os spreads são melhores, além de ter um ativo que negocia de domingo a segunda-feira parando apenas 45 minutos para ajustes de posição.

Para ajudar na percepção do que os especuladores estão enxergando e fazendo, você pode acompanhar a posição dos contratos em aberto do petróleo na CFTC (Commodity Futures Trading Commossion).

Caso queira, pode conhecer as especificações do contrato do futuro do petróleo na CME (bolsa de commodities de Chicago).

Como negociar no mercado de contratos futuros de petróleo

É possível operar o contrato futuro de petróleo na B3 e também em corretoras internacionais.

Operando no Brasil

O contrato é negociado em todos os vencimentos. No seu Home Broker basta digitar WTI + mês de vencimento + ano.

Outra forma de se expor ao petróleo é através das empresas de exploração, que possuem correlação direta com os preços do petróleo também são negociadas em Bolsa, tanto no Mercado internacional quanto no Mercado local.

Na B3, além de empresas tradicionais como Petrobrás e as juniors (Prio, 3R etc.) podem ser utilizados instrumentos financeiros como os BDRs de empresas como Exxon Mobil, Chevron, PetroChina, Shell etc.

Operando lá fora

Uma forma de simples de se operar o petróleo, sem se preocupar com vencimentos de contratos, é utilizando corretoras de CFDs.

Nessas corretoras é possível abrir um conta em poucos segundos e com um menos de U$200 você já pode operar o petróleo WTI (USOIL) e o BRENT (UKOIL).

Além disso, usando essas plataformas dá para comprar também as ações das empresas produtoras e ETFs ligados ao “ouro negro”.

Conclusões

Nesse artigo trouxemos uma visão geral sobre essa importante commoditie e explicamos um pouco dos fundamentos que movem seu preços.

Vimos os diferentes tipos e algumas formas de se expôr às suas variações de preços.

E você, já negocia o contrato futuro do petróleo e/ou as empresas que estão ligadas a commoditie? Conte suas experiências nos comentários!

Deixe aqui seu comentário