Contratos futuros de Milho: como usar para ganhar dinheiro ou se proteger

Campo de lavoura de milho

Os futuros agrícolas oferecem uma vasta gama de oportunidades, e o milho é um dos cinco futuros de commodities mais negociadas globalmente. Amplamente cultivado em inúmeras variedades em todo o mundo, é a cultura agrícola mais produzida nos Estados Unidos e que tem a maior produção mundial.

O consumo mais predominante do milho é para servir como base para alimentação de gado e aves. Já os usos não alimentícios incluem álcool para combustível de etanol (mais de 40% da produção). Apenas uma pequena parcela de seu volume de produção é destinada ao consumo humano na forma de óleo, amido e adoçantes.

Os traders que querem apenas especular sobre o preço do milho, sem se envolver na entrega física da commodity na liquidação, podem fechar suas negociações antes do vencimento ou rolar seus contratos.

No entanto, a maioria das corretoras encerram suas posições automaticamente, antes do vencimento para evitar complicações (verifique junto à sua corretora se esse processo é feito de forma automática).

Você pode utilizar uma plataforma de CFD para operar milho futuro. Trata-se de um ativo com muita liquidez e que respeita tanto a parte fundamentalista, quanto a análise técnica.

Fundamentos do preço do milho

O milho é um produto sazonal, cuja comercialização é menos ativa no inverno e mais ativa no verão. As tendências sazonais são baseadas nos períodos de semeadura e colheita, que nesse caso geralmente ocorrem na primavera e no outono, respectivamente.

O período entre a semeadura e a colheita é um dos mais voláteis, pois os especuladores começam a “mover” os preços em função dos fatores esperados de oferta e demanda.

Os meses de inverno no hemisfério norte, via de regra, são o período mais “tranquilo” no mercado futuro de milho. Durante essa época do ano, a negociação é baseada principalmente em mudanças semanais na direção da demanda.

No verão do hemisfério norte, os traders precisam se concentrar em vários aspectos, que de uma forma ou de outra têm influência no comportamento dos preços, como o clima, por exemplo, que obviamente pode influenciar a safra.

Gráfico de sazonalidade do milho

O gráfico acima mostra tendências sazonais no mercado futuro de milho. As flutuações de preços são relativamente insignificantes durante os primeiros meses. O aumento da volatilidade ocorre no início de abril ou maio e, à medida que se aproxima a época da semeadura, observamos um forte crescimento dos preços no período de junho a julho, podendo logo após ocorrer uma forte reversão.

Os contratos se movem em um flat (horizontalizado) de longo prazo em agosto e setembro até o aumento da volatilidade no final de outubro e durante os meses de inverno.

CURIOSIDADE: Você sabia que os futuros de milho tornaram-se disponíveis para negociação na Bolsa de Chicago em 1848 e é um dos instrumentos financeiros com maior longevidade no Mercado?

Como parte dos fundamentos, é importante acompanhar a Estimativa de Oferta e Demanda Agrícola (WASDE – USDA), onde a organização traz previsões das safras.

O USDA publica relatórios periódicos que exercem forte influência na formação de expectativas dos participantes do Mercado. Um deles é o Relatório de Intenções de Plantio, publicado no final de março. Trata-se de uma análise sazonal que contém informações sobre o tamanho das áreas de terra que os agricultores planejam usar para semear o milho.

Além disso, é divulgado um relatório consolidado sobre as safras de grãos no início de janeiro, que traz informações sobre indicadores quantitativos da produção do ano anterior e reservas de milho em todos os armazéns até o final do ano.

Esses dados permitem avaliar os volumes potenciais de colheita com base nas áreas de terra alocadas para o plantio.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos também publica um relatório semanal de exportações. Ele reúne informações detalhadas sobre a demanda do milho.

Os traders precisam ficar atentos aos preços do grão em outros países exportadores. A demanda geralmente cai rapidamente se os preços nos EUA não forem suficientemente competitivos.

Clique aqui para conhecer algumas corretoras internacionais que aceitam brasileiros e te permitem operar contratos de milho. Abertura de conta simples. Todas corretoras passaram pelo nosso filtro e estão entre as melhores do mundo.

O clima exerce forte influência sobre os preços dos contratos futuros de grãos. Um impacto climático nas lavouras de milho pode ter efeitos de curto e longo prazo. Sendo assim, na hora que estiver assistindo ao jornal, não deixe de conferir a previsão do tempo.

Abaixo encontraremos as especificações do contrato futuro do milho no Mercado internacional.

Importante ressaltar que os meses de vencimento são: Março, Maio, Julho, Setembro e Dezembro.

Negociando futuros de milho no Brasil

O Brasil é o 3º maior produtor de milho do mundo e mais de 60% é voltado para consumo interno, principalmente na alimentação de animais, sendo apenas 15% voltado para o consumo humano.

No Mercado local também é possível operar o milho futuro pela B3.

Lá “atrás”, a inciativa da então BM&F em criar o contrato com liquidação financeira ajudou consideravelmente no aumento da liquidez deste Mercado. Atualmente possibilita operações de curto-prazo, assim como facilita o produtor a proteger-se das oscilações de preço.

A liquidação financeira é feita pelas médias dos últimos três dias do indicador de preços Cepea/Esalq. E a praça de referência no Mercado físico é Campinas – SP.

Operações de SPREAD, em que se aproveitam distorções de preços entre diferentes vencimentos dos contratos futuros oferecem oportunidades interessantes.
Os Spreads que os traders podem ficar atentos são:

  • F com H (Janeiro c/ Março)
  • H com K (Março c/ Maio)
  • U com X (Setembro c/ Novembro)
  • X com F (Novembro c/ Janeiro)

Na tabela a seguir temos as especificações do contrato futuro do milho na B3:

Objeto de negociaçãoMilho em grão a granel, com odor e aspectos normais, duro ou semiduro e amarelo.
Código de negociaçãoCCM
Tamanho do contrato450 sacas de 60kg líquidos (equivalentes a 27 toneladas métricas).
CotaçãoReais por saca, com duas casas decimais.
Variação mínima de apregoaçãoR$0,01.
Lote padrão1 contrato.
Último dia de negociaçãoDia 15 do mês de vencimento.
Data de vencimentoDia 15 do mês de vencimento. Caso não haja sessão de negociação, a data de vencimento será a próxima sessão de negociação.
Meses de vencimentoJaneiro, março, maio, julho, agosto, setembro e novembro.
Liquidação no vencimentoFinanceira.

Conclusões

Nesse artigo trouxemos uma visão geral sobre essa importante commoditie e explicamos um pouco dos fundamentos que movem seu preços.

Vimos também os diferentes tipos de formas de se expôr às suas variações de preços.

E você, já negocia o contrato futuro do milho? Conte suas experiências nos comentários!

Conheça as oportunidades de ganhos operando contratos futuros agrícolas.

Deixe aqui seu comentário