O que é importante saber para lucrar operando contratos de Trigo

Os contratos futuros do Trigo começaram a ser negociados em 1877. O contrato evoluiu à medida que os agricultores (vendedores) e os negociantes (compradores) começaram a se comprometer com futuras trocas de Trigo por dinheiro.

As duas partes trocaram um contrato escrito representando uma “garantia”. Esses contratos tornaram-se comuns e serviram até como garantia para empréstimos bancários.

Classificações

Existem seis classificações para os Futuros do Trigo:

  1. Inverno Vermelho Duro
  2. Primavera Vermelho Duro
  3. Inverno Vermelho Macio
  4. Duro (duro)
  5. Branco Duro
  6. Trigo Branco Macio

O Trigo SRW de Chicago é um dos contratos mais líquidos.

O Trigo é negociado na Chicago Board of Trade (CBOT), na NYSE Euronext (Euronext), na Kansas City Board of Trade (KCBT) e na Minneapolis Grain Exchange (MGEX).

Ambos os contratos negociados na CBOT e na KCBT são usados como referência para os preços do Trigo em geral.

Produção

Entre os 10 principais países produtores de trigo e suas safras em um ano estão:

CHINA – 134 milhões de toneladas
ÍNDIA – 98 milhões de toneladas
RÚSSIA – 85 milhões de toneladas
ESTADOS UNIDOS – 47 milhões de toneladas
FRANÇA – 36 milhões de toneladas
AUSTRÁLIA – 31 milhões de toneladas
CANADÁ – 29 milhões de toneladas
PAQUISTÃO – 26 milhões de toneladas
UCRÂNIA – 26 milhões de toneladas
ALEMANHA – 24 milhões de toneladas

Principais mercados compradores

Gráfico de principais mercados de exportação de trigo

Exportação anual

Gráfico de volume anual de exportação de trigo

Dados do Atlas Economic – Complexity Wheat and meslin, exports by country, 2019 – ainda pré pandemia, apontaram que a Rússia e os Estados Unidos são os países que mais exportam Trigo, sendo 16,42% e 16,39%, respectivamente.

O Canadá aparece na sequência exportando 13,46%. A Ucrânia tem o equivalente a 9,36% dessa fatia com as exportações de Trigo, enquanto a Argentina, principal exportador do cereal para o Brasil, soma 5,14%.


Você já abriu sua conta em uma corretora habilitada a operar trigo? Não perca tempo e opere globalmente.


O Trigo ocupa o terceiro lugar entre as culturas de campo dos EUA em área plantada, produção e receitas agrícolas brutas, ficando atrás do milho e da soja. Então, se você busca um ativo com muita liquidez está operando o ativo certo. 

Esse é o gráfico do preço Global do Trigo:

Gráfico de preço do trigo
Gráfico do Trigo no cTrader

E o que move os preços do Trigo? Um pouco mais sobre os fundamentos

Essa é fácil: Oferta vs Demanda. Voamos dar um exemplo:

Segundo o USDA a tendência geral de queda nas plantações de Trigo nas últimas duas décadas pode ser atribuída a retornos relativos mias baixos. Com isso os preços tendem a subir com uma oferta mais baixa.

Desde o topo em 1981, a área plantada de Trigo nos EUA diminuiu em mais de 42 milhões de acres e a produção diminuiu em mais de 1.1 bilhão de bushels.

Gráfico de área plantada do Trigo

Porém, mudanças nos programas do governo que dão aos agricultores mais flexibilidade de plantio e maior competição nos mercados globais fazem com que os preços se estabilizem.

Abaixo o gráfico com a demanda global por Trigo:

Gráfico de demanda global por trigo para alimentação

Mas nunca devemos esquecer: O Trigo está sujeito às intempéries que poderão impactar diretamente nas safras e consequentemente nos preços.

Nos EUA as variedades de Trigo de inverno são semeadas no outono e geralmente se estabelecem antes de entrar em dormência quando chega o tempo frio. Na primavera, as plantas retomam o crescimento e se desenvolvem rapidamente até a colheita do verão.

A produção de Trigo de inverno representa aproximadamente 70% da produção total dos EUA, em média.

Produção de Trigo por tipo

O Trigo de primavera e o Trigo duro são normalmente plantados assim que as condições do solo permitem, geralmente em meados de março a maio, e são colhidos no final do verão ou no outono do mesmo ano.

O Trigo duro é a menor das 3 principais categorias de Trigo e normalmente responde por menos de 75 milhões de bushels, ou de 2% a 5% da produção total de Trigo dos EUA.

Agora que você já conhece as categorias do Trigo, os maiores produtores e exportadores da commodity e a sazonalidade, que tal olharmos as características do Contrato Futuro.

Especificações técnicas do contrato

Tamanho do contrato5.000 bushels (cerca de 136 toneladas métricas)
Tipo de entregaN.2 Vermelho leve de inverno a preço de contrato, N.1 Vermelho leve de inverno ao prêmio de 3 centavos, outros tipos de entrega listados na Regra 14104.
CotaçãoCentavos por bushel
Oscilação mínima
(minimum fluctuation)
1/4 de centavo por bushel (US$12,50 por contrato)
Símbolos dos meses de vencimentoMarço (H), Maio (K), Julho (N), Setembro (U) e Dezembro (Z)
Horário de negociaçãoCME Globex (Plataforma eletrônica de negócios)Das 19:00 às 7:45 de domingo a sexta-feira e 
das 8:30 às 13:15 (CT),de segunda a sexta-feira.
Pregão viva-voz Chão de negóciosDas 8:30 às 13:15 (CT), de segunda a sexta-feira (CT).
Limite de preço diárioConfira Limites diários de preços sobre os limites de preços iniciais e ampliados. Não haverá limites de preço no contrato do mês vigente ou após o segundo dia útil anterior ao primeiro dia do mês de vencimento (entrega).
Procedimento de fechamentoProcedimento de fechamento diário de grãos (PDF) 

Procedimento de fechamento final de trigo (PDF)
Negociação na liquidação
(Trading At Settlement -TAS)
A negociação na data de liquidação está disponível para os 3 primeiros contratos futuros listados na proximidade do contrato da nova safra de julho (se não fizer parte dos primeiros três contratos direcionais), do primeiro ao segundo mês do spread calendário, do segundo ao terceiro mês do spread calendário, e mais próximo ao spread julho-dezembro ou a dezembro-julho quando disponível (quando dezembro estiver listado);. e estão sujeitos ás regras TAS existentes. O último dado de negociação para produtos TAS de grãos e oleaginosas da CBOT será o primeiro dia da posição (FPD) do contrato de vencimento mais próximo (FPD é o segundo ao último dia útil do mês anterior ao contrato de vencimento mais próximo). 

A negociação de todos os produtos TAS de grãos da CBOT será das 19:00 ás 07:45 e das 08:30 ás 13:20, no horário de Chicago. Todas as ordens TAS restantes ás 07:45 permanecerão no livro para a abertura das 08:30, a não ser que sejam canceladas. 

Os produtos TAS vão ser negociados com um total de quatro ticks acima e abaixo do preço de liquidação em ticks do contrato de futuros correspondente (0,0025), fora de um “preço-base” de 0 a criar um diferencial (de mais ou menos 4 ticks) contra a liquidação do produto correspondente numa base de 1 a 1. Um negócio feito no preço-base de 0 corresponderá a um negócio TAS “tradicional” que será compensado exatamente ao preço final de liquidação do dia “.
Último dia de negociaçãoDia útil antes do décimo quinto dia do mês de vencimento.
Último dia de entregaSegundo dia útil após o último dia de negócios do mês de entrega.
Símbolos dos contratosCME Globex (Plataforma eletrônica de negócios)ZW
W= Compensação
Pregão viva-voz (Chão de negócios)W
RegraEstes contratos estão listados com, e sujeitos às, regras e regulação da CBOT

Negociando trigo na B3

Hoje não há opção de operar trigo na bolsa brasileira. Caso você queira se expôr a essa commodity nossa sugestão é que você utilize uma corretora de CFDs que te permite criar uma conta de forma fácil e rápida.

Deixe aqui seu comentário