Meu Maior Erro

Erros fazem parte do trading. Eles são uma parte ruim do trading, e nós geralmente fazemos de tudo para reduzir tais erros. Na verdade, para traders que estão se desenvolvendo, a diferença entre lucro e prejuízo pode ser simplesmente eliminar os erros.

Ao longo dos anos, eu cometi todos os mais estúpidos erros possíveis: comprei ao invés de vender, dobrei posições ao invés de sair, ignorei stops, deixei de abrir trades porque tive medo… a lista é extensa. E te digo isso: muitos desses erros eu cometi uma vez e aprendi minha lição. Alguns deles foram cometidos bem no início da minha carreira de trader. Mas se eu tivesse apenas lido sobre eles, não acho que eu teria absorvido os poderosos aprendizados que vieram da dor de fazer algo idiota e perder dinheiro.

A maioria desses erros são tão óbvios que você não os cometeria (apesar de quê, se você já operou por tempo o suficiente, aposto que você já cometeu a maioria deles rsrs). Mas há um erro que eu cometi durante uma parte de minha carreira que é o pior de todos:

O erro de operar com dinheiro que eu não podia perder!

Eu sei que existem diversas plataformas e corretoras que dize que você pode abrir uma conta de trading com uma pequena quantidade de capital e então crescer essa conta para um valor que vai ser capaz de sustentar você e sua família. Vão justificar isso lhe mostrando belas “curvas ascendentes de capital”, falando sobre o poder dos juros compostos, e provavelmente sugerindo que trades com retorno de 1000% vão ajudar.

Eles estão mentindo para você. Não sei outra maneira de dizer isso, e isso deve ser dito porque esse é um dos pontos-chave do mindset correto (dentro da psicologia de trading).

Você não consegue ganhar de forma consistente a menos que você se permita perder. Se você está apertado financeiramente, como eu estava quando estava cometendo esse erro, cada perda será transformada em algo real: “lá se foi o pagamento do seguro do meu carro esse mês”, “lá se foi o dinheiro do aluguel”, “se eu perder mais algumas vezes terei que parar de operar”.

Eu não acho que exista nada mágico ou místico nisso, mas quando focamos em algo, tendemos a nos mover em direção a essa coisa. Mesmo que nosso foco seja um forte desejo de evitá-la, focar em alguma coisa tenda a nos atrair a ela. Se estamos focados em evitar perdas… bem… teremos várias perdas.

Quando você aceita completamente a perda, algo mágico acontece. Você finalmente se encontra um estado de clareza. Muitos dos problemas citados anteriormente “são corrigidos” com impressionante facilidade. Você pode se pegar ganhando ao invés de perdendo.

Sob uma perspectiva prática, acredito que a lição é a seguinte: sua conta de trading deve ser composta realmente por capital de risco. Especialmente no começo, ela precisa representar uma parcela tão pequena do seu dinheiro que você nem pense na parte financeira (é por isso que também sugiro um período de backtesting e uso de conta demo antes de se usar capital real).

Existem boas e más maneiras de se trabalhar com uma pequena quantidade de capital. Um dos maiores erros que vejo em traders “pequenos” é operar ações de empresas pequenas. Sim, você pode comprar 10.000.000 ações de $0,001, mas você deveria? Trading é consistência, pense em como construir esse registro de consistência. Talvez você devesse estar comprando algumas poucas ações de uma empresa maior. Talvez você devesse estar operando moedas (forex), onde pode abrir posições pequenas. Basicamente, você vai perder enquanto está aprendendo, então mantenha as perdas pequenas.

Não estou dizendo que você não pode aprender a operar se você está em má situação financeira. Sim, o trading pode ser uma parte significativa de sua vida financeira. Ele pode literalmente mudar sua vida. Esses fatos são verdadeiros, mas certifique-se de que você está aprendendo com uma pequena quantidade de dinheiro para que você possa aprender sem sentir a pressão e o peso das perdas.

Quando olho para trás em minha carreira, penso que esse foi o maior erro, e garantiu minha falha naquele período: “dinheiro assustado” nunca ganha, por uma boa razão. Fazer trading com dinheiro que você não pode se dar o luxo de perder é uma maneira infalível de perder.

Entender isso pode te direcionar para algumas respostas em relação à suas finanças pessoais e para futuro de seu desenvolvimento como trader.

Esses artigo é uma tradução livre do post original escrito pelo genial Adam Grimes.


Compartilhe


Conheça