Não foque no seu balanço! 10 dicas avançadas de psicologia de trading

Profissionais não ficam “contanto dinheiro” enquanto trabalham, eles focam na execução. Um cirurgião não fica olhando o relógio para saber quanto quanto dinheiro fizeram, eles focam na cirurgia, no paciente e nos processo.

Atletas profissionais mantém seu olho na bola e não no placar. Traders profissionais não são diferentes, eles têm que focar em executar seu sistema e não no dinheiro que estão ganhando ou perdendo numa operação ou num dia de trading.

Para ganhar dinheiro no longo prazo um trader primeiro the que possuir uma estratégia e uma vantagem (edge), e então deve praticar a sua execução consistentemente com disciplina.

Aqui estão os erros mais comuns que traders iniciantes cometem quando seu foco está no balanço da conta ao invés de estar no processo:

  • Quando uma trade vai contra eles ao invés de aceitar o stop loss eles querem esperar que a operação volte para o “zero a zero”. Eles odeiam aceitar a perda devido a um problema de ego que é sempre querer estar certo.
  • Depois de uma trade no negativo (loss) eles abrem uma posição com o tamanho necessário para recuperar a perda rapidamente com a esperança de que vão conseguir de volta o dinheiro que perderam na última operação. Isso pode ser “trade por vingança” no mesmo gráfico ou em outro ativo. Eles odeiam qualquer pequeno drawdown em seu capital de trading.
  • Não realizam o lucro quando deviam e depois de uma reversão seguram teimosamente não querendo sair de uma operação que era vencedora com menos lucro do que haviam (teoricamente) conseguido antes. Eles se sentem como perdedores com isso e querem que o preço volte onde estava antes para mostrarem como são vencedores.
  • Tentam fazem lucros operando em excesso (overtrading) mesmo quando não há sinais de entrada porque sentem que sempre precisam estar fazendo algo. Acham que precisam fazer dinheiro como se fosse um trabalho que paga por hora trabalhada.
  • Medem o sucesso em termos de lucros e perdas e não em termos de o quanto estão seguindo um estratégia que oferece um edge.

Aqui estão alguns princípios que ajudam a mudar o foco para operar um sistema de trading ao invés de ficar obcecado com o giro de ganhos e perdas:

  • Entenda que todos os sistemas tem altos e baixos na curva de capital. Ninguém ganha todas as vezes, operações perdedoras são parte do negócio. Fica obcecado um percentual de acerto perfeito é o caminho para o fracasso.
  • Entenda a expectativa de acerto de seu sistema de trading (sua estratégia) de forma que trades perdedoras, sequências de perdas e drawdowns não sejam surpresas, mas sim esperados no caminho dos lucros de longo prazo.
  • Um trader tem que possuir confiança em sua estratégia e em sua habilidade de executá-la de forma que não aja um problema emocional ou de ego quando ocorra uma perda. Cada operação deve ser vista como uma uma das próximas 100 e ter um baixo impacto emocional.
  • Não meça seu valor pelas flutuações de sua conta de trading. Sua confiança deve vir de seu conhecimento, experiência, backtesting, estudos de gráficos e sucesso passado.
  • Apenas olhe seus lucro e perdas (P&L) quando for necessário, quando for o momento de atualizar seus retornos da semana ou do mês, ou quando for uma experiência positiva para te ajudar a construir confiança para passar pela sua próxima sequência de perdas (elas sempre vem!).

Se ele que ser um profissional o trader deve manter seus olhos nos sinais do mercados e nos gráficos e não no seus lucros e perdas.

Deixe aqui seu comentário