12 Idiotices que todo iniciante nos mercados faz

Hoje vamos listar alguns dos erros mais comuns que a maioria dos traders cometem quando começam a operar antes de estudar o que funciona e o que não funciona. Todo traders iniciante vai se identificar com alguns desses erros. Alguns de nós teve que lutar fortemente contra nossos impulsos naturais para superar esses hábitos ruins.

Acompanhe abaixo a lista das 12 idiotices mais comuns:

1) Ser um vendor teimoso num mercado em alta (bull market). Ficar vendendo numa forte tendência alta causa não só a perda de dinheiro enquanto o mercado faz novas máximas como também te faz perder os lucros fáceis que podem ser feitos apenas comprando e esperando ou comprando os “mergulhos” (dips).

2) Ser um comprador teimoso num mercado baixista (bear market). Alguns mercados estão em fase de distribuição e fazendo mínimas mais baixas. Não adianta brigar com a tendência ou tentar ser “espertão” e encontra o “fundo”.

3) Arriscar toda sua conta em uma única operação. Você nunca deve arriscar toda sua conta de trading (e sua carreira de trader) numa única operação. Segurança vem da utilização de posições pequenas em cada operação, de modo que uma trade seja apenas uma das próximas cem. Arriscar demais em uma única operação é uma má escolha financeira e emocional. Além disso, é um sinal de arrogância acreditar que você pode prever o futuro.

4) Negociar com uma conta tão pequena que você não consegue nem superar os custos de comissões. Se você negocia com uma conta com capital muito baixo suas chances de sucesso são pequenas. Você deve possuir capital o suficiente para ter uma boa gestão de risco com diferentes trades abertas e as comissões devem ser tão pequenas em relação ao seu capital que não cheguem nem a importar.

5) Operar suas opiniões ao invés do que os gráficos mostram. O mercado não se importa com sua opinião. Os traders de sucesso operam através processos sistemáticos; não opiniões subjetivas.

6) Pensar que algum “guru do trading” possui um bola de cristal e segui-lo com total fé. Ninguém sabe o que mercado fará a seguir. Você deve seguir o preço e suas tendências, e não depender das previsão de algum profeta.

7) Continuar fazendo o mesmo tipo de trades perdedoras e esperar resultados positivos. Todas as operações devem estar dentro de um sistema quantificado que foi testado previamente.

8) Negociar de forma aleatória ao invés de seguir uma abordagem sistemática. Uma operação feita fora de um sistema definido é aleatória por natureza. Todas as trades devem ocorrem a partir de sinais que podem ser repetidos.

9) Operar sem uma vantagem competitiva (edge). Se você não sabe qual seu edge, você não deve negociar.

10) Pensar que trading é uma forma de ganhar dinheiro fácil. Trading é o dinheiro fácil mais difícil que você vai fazer. Trabalho duro deve ser feito antes de se entrar nos mercados.

11) Se envolver emocionalmente de forma profunda com uma única trade. Você deve negociar como um negociante profissional e não como um apostador.

12) Julgar sua habilidade de se tornar um trader de sucesso a partir um único “tipo de mercado” (um mercado em tendência, por exemplo). Você deve possuir uma estratégia que funcione em todas as condições de mercado. Ou, no mínimo, detectar em quais condições sua estratégia funciona e ficar fora quando o mercado não estiver te dando as condições que você precisa.


Compartilhe


Conheça