Cinco erros que todo trader iniciante comete (e como evitá-los)

Traders Iniciantes

Quando você começa a operar como um trader “pequeno” é um pouco como entrar em uma profissão como um amador. Então, por exemplo, imagine começar sua vida profissional como um advogado sem ter feito faculdade de direito. Ou trabalhar como médico sem ter passado por um curso de medicina.

Se você seguir essa analogia, começar no trading sem nenhum conhecimento avançado é muito similar aos exemplos acima. Então, para operar Forex ou outros mercados profissionalmente você primeiro tem que entender que você não é um profissional. Esse é o primeiro passo.

Você não é, nesse ponto de sua “carreira”, o próximo “gestor foda” de um fundo de investimentos. Você é um trader iniciante e está sujeito a todos os erros que os traders iniciantes tendem a cometer. Começar com humildade vai te ajudar aprender mais rápido. Aqui estão algumas das principais erros de um trader iniciante e como evitá-los, agindo como um trader profissional.

Iniciantes tomam riscos enormes (e nem percebem)

Traders iniciantes geralmente nem entendem como funciona a alavancagem antes do começar a operar e estão focados apenas em quanto dinheiro eles podem fazer. Com isso incorrem em riscos que não entendem.

Perder e ganhar 20-40% da conta em uma ou duas semanas não é incomum. Quando ganhos enormes são feitos a eforia e o excesso de confiança levam a enormes perdas nos dias ou semanas seguintes.

Essas perdas enormes podem transbordar para sua família e vida pessoal. Evite esse risco a todo custo já que um erro aqui vai acabar com sua “aventura” no trading antes mesmo dela começar de verdade.

Como evitar

O trader profissional sabe que alavancagem é como um opiáceo. Poderosa, viciante e propensa a te destruir. Traders profissionais vão usar alavancagem em alguns momentos e com respeito.

Mesmo um profissional que usa alavancagem pode destruir semanas, meses ou mesmo anos de sua performance. Meus resultados anuais como trader são em torno de +21%. O máximo de alavancagem que usei no ano foi 1:3 e também foi meu maior ganho.

O trader experiente, mesmo quando usando alavancagem na situação correta, sabe que eventos inesperados podem ocorrer no mercado e possuem um plano de saída.

Iniciantes se confundem com “o sentimento dos mercados”

O trader iniciante vai vender o yen num dia de aversão a risco nos mercados (quando essa moeda tende a se valorizar). Ele vai vender ouro quando o metal está claramente atraente como porto seguro. Vai entrar no mercado inocentemente, com alavancagem, antes de uma decisão de um banco central.

O iniciante não tem ideia do que sentimento é, quanto mais que ele muda de sessão (de trading) a sessão. Ele entende como um banco central guia a política monetária e, por consequência, os caminho das moedas.

Como evitar

O trader profissional nem considera negociar sem entender o sentimento prevalente no mercado. Ele entende que não faz sentido agir dessa forma. Ele se atenta ao sentimento dominante nos mercados e está pronto para atacar quando quando o sentimento muda. Ele está acompanhando notícias, reuniões de bancos centrais e a divulgação de dados.

Traders iniciantes ignoram os fundamentos

O mantra do trader iniciante é que “todas as notícias já estão no preço” e acompanhar fundamentos não faz sentido já que algumas vezes notícias positivas levam os preços a cair e notícias ruins levam o preço a subir.

Como evitar

Os traders profissionais abraçam os fundamentos e sempre sabem o que os bancos centrais estão fazendo. Até mesmo traders mais “tecnológicos” possuem um bom entendimento de como os fundamentos predominantes estão impactando os mercados.

Traders iniciantes perseguem o “santo graal” da análise técnica

Como um trader iniciante você vai, como eu fiz, pensar que se você puder simplesmente encontrar o “sistema de análise técnica” perfeito você vai ter “resolvido tudo”. Você vai revirar a internet por sistemas de tradings e indicadores perfeitos. Vai tentar criar o seu mesmo. Vai ajustar um sistema aqui, adicionar um RSI ali, colocar uma média móvel acolá.

Como evitar

Muitos traders profissionais entendem que a análise técnica é importante, mas ela é melhor utilizada em conjunto com os fundamentos. Com certeza há alguns momentos que os mercados são levados mais pelo aspecto técnico, mas um trader experiente se dá conta que quando os fundamentos são realmente importantes.

O ouro por exemplo foi compra durante 2020 devido à busca por ativos seguros, baixas taxas de juros, forte compra dos bancos centrais em um ambiente de baixíssimos retornos. Tudo indicava para um um forte caso de compra de ouro.

A boa notícia para o iniciante é que o tempo que ele gastou estudando análise técnica não foi perdido e possuir uma variedade de sistemas diferentes para diferentes condições de mercado pode ajudar. No entanto, os (back) testes sem fim estão tornando a vida mais difícil de forma desnecessária.

Iniciantes ignoram a psicologia de trading

Os traders iniciantes muitas vezes ignoram a psicologia do trading, eu sei que eu o fiz. Eu pensava: “Eu sou uma pessoa naturalmente disciplinada. Não preciso de ajuda psicológica!”. Como eu estava errado… psicologia de trading e a mentalidade correta é hoje algo crítico para mim e eu avalio meus estado mental diariamente.

Uma lição importantíssima que um iniciante deve aprender é que ninguém “nasceu para ganhar” nos mercados. Temos a tendência natural de agir de forma errada nos mercados. Dominar seus instintos requer estudos e perseverança.

Como evitar

Traders profissionais possuem uma boa noção de seus próprios aspectos psicológicos. Eles estão em sintonia com sua emoções. Ele aprendem a não se deixar levar pelos sentimentos e exagerar em suas ações.

Os experiência trabalham de forma diligente em sua psique e muito top traders usam um coach para lhes ajudar.


Adaptado de um post do Giles.

Deixe aqui seu comentário