Prata: algumas dicas para saber como investir e especular com esse precioso metal

Barras de Prata Pura

Durante séculos, a Prata foi usada como moeda, jóias e como uma opção de investimento.

É negociado como um ativo financeiro, mas também é uma mercadoria industrial, cuja maior parte é usada em uma ampla gama de produtos manufaturados.

A Prata é um metal extremamente conhecido. A história da sua utilização data de 3000 a.C.

Curiosidade: Já existiu uma época em que a Prata tinha mais valor financeiro que o Ouro. Isso ocorreu entre os anos de 1780 a 1580 a.C

A desvalorização da prata só começou a ocorrer quando ela começou a ser encontrada muito mais facilmente que o Ouro.

A Prata é um metal que apresenta cor característica (branco-prata) e um brilho metálico muito intenso. 

Quando a prata entra em contato com o oxigênio, ocorre uma reação química com formação do óxido de prata.

O símbolo da Prata é o Ag e representa número atômico igual a 47, ou seja, no interior do núcleo dos átomos de Prata encontramos 47 prótons (partícula de carga positiva) e 47 elétrons (partículas de carga negativa).


De forma simples, você pode abrir sua conta e negociar contratos de Prata utilizando corretoras de CFDs. A Pepperstone é seguramente uma das corretoras com melhor condições de negociação do mundo.


Extração da Prata

A Prata pode ter três origens:

  • A natural (encontrada na natureza),
  • A industrial (obtida a partir do processamento de materiais como Chumbo, Cobre e Zinco),
  • A sintética (produzida em laboratório a partir de reações químicas)

O metal é encontrado principalmente nos Estados Unidos, Austrália, México, Peru, Rússia, Canadá e Bolívia.

Como investir em Prata?

A prata é um metal preciso que poder ser um investimento interessante. Vários instrumentos baseados em Prata estão disponíveis hoje para negociação e investimento. Isso inclui Futuros de Prata, opções de Prata, ETFs de Prata, CFD de Prata ou produtos OTC, como Fundos mútuos baseados em Prata.

Abaixo listamos algumas vantagens e desvantagens de cada forma.

Comprar a prata física: dessa forma você fica com a prata e a armazena. Essa forma de investimento geralmente envolve custos com a guarda e/ou para fazer segurança do seu investimento;

Comprar um fundo que invista em prata: lá fora existem ETFs e aqui existem fundos na principais corretoras que seguem a cotação do metal. Essa é a forma mais simple de expôr a variação do ativo.

Operar no mercado de futuros em uma bolsa global (veja abaixo): essa é uma forma mais complexa e que exige mais conhecimento e capital.

Negociar prata em uma corretora de CFDs: essa uma forma um pouco mais elaborada do que via fundos, mas mais fácil do que operar contratos futuros. Tem a vantagem de permitir de você apostar também na queda.

Grandes players operam futuros

Como seu preço mais baixo, a Prata é considerada mais acessível do que o Ouro, com isso, operar os futuros da Prata é uma boa maneira de obter exposição, principalmente pela correlação entre as commodities metálicas no que tange os Fundamentos.

Esses contratos podem ser negociados em várias Bolsas globais, mas a COMEX é uma opção comum. Ela é uma das quatro Bolsas que compõem o CME Group, que se autodenomina o principal Mercado de Derivativos do mundo.

Os futuros da Prata na COMEX são cotados em dólares americanos por onça troy e são negociados em unidades de vários tamanhos, variando de 1.000 (conhecido como microcontratos) a 2.500 (e-mini contratos) a 5.000 (contratos completos) onças troy.

Esse derivativo também pode ser negociado eletronicamente nas seguintes Bolsas:

  • Indian National Commodity & Derivatives Exchange (NCDEX)
  • Dubai Gold & Commodities Exchange (DGCX)
  • Multi Commodity Exchange of India (MCX)
  • Tokyo Commodity Exchange (TOCOM)

Como funciona o mercado da prata?

Você precisa conhecer as características do contrato para melhor entender o ativo.

Características do contrato futuro de prata na CME

Símbolo do contratoSI
Ambientes de negóciosCME Globex, CME Clearport, Pregão viva-voz (Nova York)
Horário de negociação
(Horário de Nova York/ EST – Horário do leste dos EUA)
CME Globex (Plataforma eletrônica de negócios)De domingo a sexta-feira, das 18:00 às 17:15 (EST – Horário do leste dos EUA) (17:00 às 16:15 – Horário central -CT) com intervalo de 45 minutos todo dia às 17:15 (EST) (16:15 – CT)
CME ClearportDe domingo a sexta-feira, das 18:00 às 17:15 (EST – Horário do leste dos EUA) (17:00 às 16:15 – Horário central -CT) com intervalo de 45 minutos todo dia às 17:15 (EST) (16:15 – CT)
Pregão viva-voz (Chão de negócios)De segunda a sexta-feira, das 8:20 às 13:30 (EST) (7:20 às 12:30 – horário central dos EUA/CT)
Tamanho do contrato5.000 onças-troy
CotaçãoEUA Centavos por onça-troy
Atenção: Os preços são divulgados nos EUA.
Dólares e centavos
Oscilação mínimaTotal das transações incluindo EFP: US$0,005 por onça-troy. Transações straddle ou spread e preços de fechamento: US$ 0,001 por onça-troy.
Encerramento dos negóciosOs negócios encerram-se no terceiro dia útil do mês de vencimento.
Meses NegociadosOs negócios são conduzidos para entrega durante o mês de vecimento vigente: os dois próximos meses de vencimento: qualquer janeiro, março, maio e setembro que caiam num período de 23 meses: e qualquer julho e dezembro que caiam num período de 60 meses que comece no mês vigente.
LiquidaçãoFísica
Período de entregaA entrega pode ocorrer em qualquer dia útil começando com o primeiro dia útil do mês de entrega ou qualquer dia útil subsequente do mês de entrega, mas não após o último dia útil do mês de entrega vigente.
Negócios na liquidação (TAS)Negócios na liquidação são permitidos no mês de vencimento ativo. Os meses de vencimento ativos serão fevereiro, abril, junho, agosto e dezembro. Em qualquer data, as transações TAS só serão permitidas em um único mês de vencimento. As transações TAS devem ser feitas na liquidação do dia corrente ou a qualquer preço válido com acréscimo de dez ticks (variação mínima) acima ou abaixo do preço de fechamento.
Especificações de grau e qualidadeA prata entregue por este contrato deve ter o mínimo de 999 de pureza.
Limites de posiçãoPosição de limites NYMEX (em Inglês)
Capítulo do Livro de Regras112 (em Inglês)
RegraEstes contratos estão listados com, e sujeitos às, regras e regulação da COMEX.

Como comprar prata na B3?

Atualmente não existe mercado de negociação de contratos futuros da prata na B3. Se você quer negociar (apostando na alta ou queda) prata nossa sugestão é utilizar uma corretora internacional como a Pepperstone.

Algumas dicas para operar Prata

Se você pretende operar a prata como um trader é importante se ligar nessas duas importantes dicas.

A Prata tem forte correlação com o Ouro (vide gráfico abaixo) é importante ficar de olho.

A Prata é um ativo bastante volátil

A prata é muito mais volátil que o Ouro por exemplo, portante é importantíssimo ajustar o tamanho de suas posições de acordo. Veja nas imagens a média de variação diária da prata e do ouro.

Comparando os dois gráficos vemos que geralmente a volatilidade dos dois ativos sobe ou desce junto, mas a volatilidade da prata é quase sempre umas 2x maior do que a do ouro (observe à escala à esqueda).

Para onde vai o preço da prata?

Abaixo, temos um compilado com as predições sobre as cotações da Prata por parte dos maiores especialistas no mundo:

Alguns fundamentos da prata

APOSTAR NA DIMINUIÇÃO DA OFERTA é uma das razões mais atraentes para se investir em Prata. Com os altos custos de mineração combinados com os preços baixos, levaram a menores números de produção nos últimos anos.

A menos que esses fatores mudem, muitos projetos de mineração permanecerão em espera. A oferta limitada pode ser uma receita para preços mais altos no longo prazo.

A PRATA É RELATIVAMENTE BARATA especialmente se comparada com o Ouro, portanto, um investidor pode possuir mais Prata por menos capital. Isso a torna uma opção potencialmente popular para Traders com menor capital.

O DÓLAR tende a ter uma relação inversa com o preço da Prata. Quanto mais forte o dólar, maior a pressão sobre o preço da Prata.

O AUMENTO NOS PREÇOS DO PETRÓLEO e a TRANSIÇÃO ENERGÉTICA, entre outros fatores ambientais, tem levado a um aumento na demanda por energia alternativa, como a solar e a eólica. Muitos equipamentos de energia solar são fabricados utilizando-se a Prata. Isso pode causar impacto na demanda em larga escala.

A PRATA TEM UTILIZAÇÃO INDUSTRIAL e por isso tem correlação com ciclos econômicos


Você sabia que dá para criar uma conta demonstrativa e testar a corretora antes de começar a operar? Assim você se familiariza com os contratos da Prata, com a volatilidade do ativo e só coloca dinheiro depois que estiver dominando os movimentos metal.


O mercado e suas histórias…

O Mercado é cheio de histórias inusitadas e interessantes. Uma delas aconteceu no dia 27 de março de 1980 e fala justamente sobre a Prata, ela é conhecida como “quinta-feira de prata” dos irmãos Hunt.

Mas isso é assunto para um próximo artigo.

Nos vemos lá.

Deixe aqui seu comentário