Alguém tem sucesso com trading?

Outro dia recebi uma pergunta muito interessante que com certeza é a dúvida de muita gente. De forma resumida a pergunta era se alguém realmente tem sucesso com trading. A pergunta completa foi a seguinte:

“E se trading for uma ilusão, algo que não pode nunca ser dominado? Você conhece (pessoalmente) alguém que vive de trading? Eu não… E se todo esse lance de trading for apenas uma crença? Eu não sei quanto a você, mas eu não quero desperdiçar minha vida perseguindo uma ilusão.”

Essa é uma pergunta que eu me fiz muitas vezes ao longo de minha carreira como trader, e frequentemente após períodos de considerável sucesso! Na verdade, um dos “pontos baixos” da minha vida foram noites sem dormir nas quais eu ficava me perguntando se eu conseguiria ter sucesso e se alguém realmente conseguia.

Ironicamente, isso foi após dois períodos multi-anuais nos quais eu fiz dinheiro em dois tipos de ativos e tempos gráficos (timeframes) diferentes, mas minhas tentativas iniciais de operar o S&P 500 (índice da bolsa de NY) no intra-diário (day trading) terem resultado em falhas e mais falhas.

Essa experiência me levou muito perto de desistir completamente. Escrever essas palavras não captura com exatidão a sofrimento desse período de minha vida, mas com certeza eu me identifico com a pessoa que fez essa pergunta.

A resposta simples para essa pergunta é sim; existem pessoas que fazem uma boa grana com trading e vivem disso, pessoas que o fazem ao longo de vários anos, e que o fazem com certo grau de consistência. Essa é a resposta simples, mas respostas simples podem esconder algumas verdades importantes. Vamos aprofundar um pouco.

“Seus problemas acabaram!”

Primeiramente, é bom saber que a maioria das pessoas na internet que estão te vendendo coisas ligadas a trading estão mentindo para você. Eu já vi variações de gurus e experts surgirem e sumirem ao longo dos anos, mas tenho certeza que sempre existem novos golpes sendo criados.

Até mesmo “históricos de trading verificados” podem ser falsificados. Existem vários serviços de sinais de day trading que transformaram alguns centenas de dólares em milhões, mas o fizeram em ações com baixíssima liquidez. É impossível duplicar esses resultados. Provavelmente usaram diversas contas e só te mostram a que deu certo.

Algumas vezes os gurus enganam a si mesmos. Já vi muitas pessoas com padrões ou sistemas mágicos, e anos depois você descobre que eles voltaram para a escola ou mudaram para uma carreira não ligada a trading. Essas pessoas podem ter pensado que tinham uma vantagem competitiva (edge), mas não tinham.

É comum um guru escolher um de seus assinantes ou alunos que conseguiu fazer dinheiro e fazer vídeos sobre seu sucesso milionário, omitindo todos os outros milhares de alunos que fracassaram.

Outras vezes são simplesmente golpes ou mentiras. Caras alugando mansões, carros ou atrizes para tirar fotos bacanas para o Instagram ou criar videos promocionais. Com quase completa certeza, eles estão todos mentindo.

Por que estou focando na parte negativa? Porque muitos traders que estão começando vêem essas histórias falsas de sucesso e esse é o modelo que eles se inspiram. Essas falsas histórias só vão te levar à falha e à miséria, mas se entendermos os temas comuns que as unm, conseguimos ver de maneira mais clara.

Quais são esses temas comuns nas histórias falsas?

  • Há um método secreto, uma proporção, robô ou indicador que pode lhe proporcionar muito dinheiro;
  • Você pode se tornar um ricasso rapidamente começando apenas com algumas centenas de dólares, e será capaz de duplicar ou triplicar seu dinheiro todo ano (ou até mesmo todo mês se você comprar os videos da série Milionário Express Plus!!!).

Não existe método secreto

Acredito sinceramente (baseado em décadas de experiência e muita pesquisa) que essas coisas não são verdade. É possível encontrar “falhas” no mercado (edges), e você encontrá-las de diversas formas: padrões técnicos, arbitragens, opções, fundamentos… tudo isso pode oferecer alguma forma de edge, mas edges reais não mercado são pequenos.

Eu sempre repito essa frase de Jack Schwager porque penso que ela captura a essência de se operar muito bem: “existem milhares de maneiras de fazer dinheiro no mercado, mas o paradoxo é que todas elas são muito difíceis de serem encontradas”.

E elas são ainda mais difíceis ainda de serem implementadas! Trading não tem haver com ser um fodão que arrasa nos mercado numa única tacada, de modo que você possa ir tomar seu drink na piscina. Trading é o trabalho árduo de explorar um pequeno edge incessantemente, com disciplina e da forma mais perfeita que você consiga.

É difícil, e, francamente, muitas é um saco. O número de vezes que você vai fazer exatamente a coisa certa e ainda assim levar do Sr. Mercado um chute na cara é impressionante… mas trading é isso.

Você não vai ter um sucesso rápido e duradouro. Você pode conseguir ter sucesso rápido, mas dessa forma não vai desenvolver as habilidades para fazer dinheiro e mantê-lo por vários anos. Eu já disse isso um monte de vezes em diversos lugares e fóruns: a curva de aprendizagem é realmente de 3 a 5 anos.

Se você está pensando em desistir, talvez após ficar no “zero a zero” por três anos, você está desistindo muito fácil. Você tem que manter isso em mente.

Retornos realistas

Sim você pode ficar muito rico começando com alguns centenas de dólares. Na década de 80 os mercados era diferentes, por isso temos muitas histórias de sucesso de pessoas que conseguiram isso. Você pode fazer a mesma coisa hoje… é possível, mas é muito improvável.

Você muito provavelmente vai falhar tentando. Provavelmente você tem mais chance comprando bilhetes de loteria. Quando eu falo para um trader esperançoso que ele não vai ficar rico da noite para o dia, mesmo após uma longa discussão ainda posso ouvir seu “sim, mas pode acontecer”. Se você comprar um bilhete de loteria você pode ganhar, mas nenhuma pessoa racional conta com isso.

Portanto, você tem que calibrar suas expectativas (para baixo). Você não vai ter um retorno anual de 100%+ com nenhum grau de confiabilidade a não ser que você esteja arriscando tanto que eventualmente seu retorno seja um -100%. Pra ser claro: isso significa “quebrar sua conta” e parar de operar. E talvez você perca sua casa e todo o resto (eu conheci pessoalmente traders que cometeram suicídio – isso é coisa séria).

Você vai conseguir ter retornos de dois dígitos percentuais, com alguns anos sendo melhores que outros.

A verdade é que você não vai ficar rico com aquela conta de $500. Você pode, com uma gestão de risco excelente e um pouco de paciência, aprender a negociar com essa conta pequena, mas depois de alguns anos de aprendizado e trading você terá algumas centenas de dólares a mais nessa conta. Não milhares. Não dezenas de milhares. Centenas. Mas você também terá a habilidade de fazer trading…

E você poderá aplicar essa habilidade em montantes maiores de dinheiro, fazendo os mesmos (aparentemente modestos) retornos percentuais, e crescer. É assim que você constrói uma carreira de trader.

Não acho que vale a pena listar as pessoas que conheci que fizeram isso. Eu conheço o lugar sombrio do qual que vem a pergunta “é possível?” pois eu estive lá. Para alguém nesse lugar, nenhuma prova é suficiente. Relatórios podem ser falsificados. Histórias podem ser inventadas ou irrelevantes. O que a pessoa precisa é vislumbrar o sucesso e provar com seu próprio trabalho.

O que fazer?

Como chegar lá? A pessoa que fez essa questão trabalhou de forma diligente por dois anos, e acumulou mais de 600 trades de teste (por enquanto vamos ignorar minha afirmação de que a curva de aprendizagem é de 3-5 anos).

Ele está focado em operar no menor timeframe possível, e não tem um plano de trading escrito (porque, em suas palavras: “não acho que tem nenhuma utilidade. Conheço padrões gráficos, entendo gestão de risco… como escrever algo que já sei pode me ajudar? Acho que é perda de tempo”)

Então, além de falar para você não acreditar em mentiras, ajustar suas expectativas e construir um sólido conhecimento em trading, eu sugiro:

  • Você tem que ter um plano de trading escrito. De outra forma, o que você está testando? Escreva. Você acha que é perda de tempo? Se é, a perda é de algumas horas no máximo. Porque você é tão resistente em relação a fazê-lo?
  • A maioria dos traders em dificuldades conseguem sucesso passando para timeframes maiores. Essa seria minha sugestão número um: se você está com dificuldades fazendo day trading, tente fazer swing trading com gráficos diários.
  • A maneira correta de se pensar sobre suas falhas é capturada nessa frase do Thomas Edison quando perguntado sobre suas repetidas falhas em criar a lâmpada elétrica: “Eu não falhei 10.000 vezes. Eu não falhei nenhuma. Eu tive sucesso em provar que essas 10.000 maneiras não funcionam. Quando eu eliminei as maneiras que não funcionam, encontrei a que funciona”.

Nosso amigo que me fez a pergunta provou que operar Petróleo no gráfico de 3 minutos com suas técnicas de entrada e saída não funciona. Ótimo. Agora o que ele pode mudar que fará a diferença?

Esse post é uma adaptação


Compartilhe


Conheça