Viver de Trading: é possível, mas…

Viver de trading — esse é o motivo pelo qual muitos de nós chega nos mercados financeiros em primeiro lugar. É o combustível que guia muito do marketing, bom e ruim, e é um ideal que muitos traders aspiram.

Por isso já vou começar pela conclusão: é totalmente viável viver de trading. É possível, e muitas pessoas conseguem, fazem dinheiro com trading/investimentos o suficiente para bancar totalmente seu estilo de vida e substituir todas outras fontes de renda. Mas, como você deve imaginar, não é tão simples. Deixe me compartilhar alguns pensamentos com você. 

A mensagem do marketing

A maioria do marketing na comunidade de trading é traiçoeiro e anti-ético, pois é baseado em mentiras. Quando alguém aluga mansões ou carros para tirar fotos, ou faz videos na piscina de um hotel dizendo coisas como “esse pode ser seu escritório todo dia enquanto você trabalha apenas 3 minutos por dia com trading”, essa pessoa está, com 99,99% de certeza, mentindo para você. O que estão te vendendo é a ideia que se você comprar seus serviços você poderá ter um carro esportivo e um estilo de vida milionário.

O que é verdade sobre essa mensagem de marketing é que trading pode realmente mudar sua vida e situação financeira. Com certeza mudou para mim, e para muitos outros. A mentira é dizer que algum “serviço” pode te proporcionar esse sucesso. A mentira é que você pode chegar lá seguindo algum outro trader ou “sala de trading”. Sim, você pode alcançar esse sucesso, mas será uma das coisas mais difíceis que você irá fazer — vai levar anos e será o principal foco de sua vida.

A realidade

Certo, então vamos “falar a verdade” aqui. Eis o que acredito, baseado em aproximadamente 25 anos de experiência nos mercados, uma carreira operando em praticamente todos os “mercado líquidos” e em todos os timeframes. É também o que apreendi conhecendo literalmente centenas de traders — do que faz milhões num ano, até os traders que até hoje não conseguiram sucesso, passando por aqueles que ganham um pouquinho por ano. Vou começar com alguns tópicos e ir expandindo:

  • O caminho para o sucesso com trading está longe de ser claro. Pra começar, sua chance de sucesso é bem menos de 50%;
  • Sucesso no trading requer um capital significativo. De todas as mentiras do marketing, a pior provavelmente é a que diz que você pode viver de mercados com alguns milhares. Você precisa de dinheiro para fazer dinheiro nos mercados;
  • Renda de trading é altamente incerta. Haverão anos que você conseguirá uma boa recompensa, anos magros, e talvez alguns anos nos quais você pagará ao mercado o privilégio de ser um trader;
  • Até mesmo quando você alcançar o sucesso, sucesso futuro não é garantido. Diversas coisas podem atrapalhar a carreira de um trader.

Eu diria para todos os traders que estão se desenvolvendo e que almejam um futuro no qual eles vivem de trading: uma questão que você deve se perguntar é “você devia viver de trading?”. Mesmo se você pudesse, você deveria? Você realmente quer essa vida?

Vamos aprofundar.

O caminho

Não precisamos gastar muito tempo aqui. Se há algo que sempre falo é nas partes “negativas” do trading. Os desafios, armadilhas e todas as formas que as coisas podem dar errado. 

Como estamos olhando para a realidade em comparação com as mensagem enganadora do marketing típico e dos gurus, deixe-me apenas dizer o seguinte: suas changes de sucesso são inferiores a 50%. Você deve saber e aceitar isso daqui pra frente, porque isso é diferente da maioria das carreiras.

Se você quer ser um médico, você pode provavelmente seguir um caminho para chegar lá. O mesmo em relação a se tornar um advogado, um operador de tráfego aéreo etc. Na maioria das carreiras há um caminho claro para como se chegar ao sucesso.

Estatísticas da indústria (das corretoras) nos dizem que entre 80% – 90% dos traders perdem dinheiro, depende da amostragem. Não ignore essas estatísticas sem refletir e pensando “eu serei um vencedor”. Talvez você será, mas pelo menos tens que respeitar o fato de que você está indo para uma situação na qual as estatísticas estão contra você.

É preciso respeitar os desafios e possuir uma visão realista do que você precisa: um edge, gestão de risco, capital, disciplina, apoio externo etc.

Se você respeitar isso, pode fazer coisas para que tenha uma chance de sucesso muito superior à típica taxa de sucesso de 15%. Eu sei que isso não segue a linha do “o poder do pensamento positivo”, mas também acho que pensamento positivo e visualização podem funcionar contra nós em muitas situações, especialmente se nos encoraja a negar a realidade.

Você precisa de dinheiro para fazer dinheiro

Existem diversas leis da natureza que não podem ser quebradas. A velocidade da luz parece ser uma. Gravidade é provavelmente outra. Risco/Recompensa, e a conexão proporcional dos dois, é outra.

Qualquer coisa pode acontecer nos mercados financeiros. É possível que você “invista” R$500 e faça R$5.000.000. Você pode pegar dinheiro “emprestado” no cartão de crédito e levar sua conta de trading a ter milhões. Você pode colocar todo suas economias e patrimônio em uma “opção” e ficar bilionário. É possível, mas é tão improvável que você deve erradicar pensamentos como esses de sua mentalidade.

Sim, existem histórias de pessoas que fizeram isso, então o esperançoso, otimista trader iniciante vai apontar para esses exemplos e dizer: “mas é possível. Tudo é possível”. Isso é verdade, mas também subestima o impacto do “viés de sobrevivência” (e possivelmente também como os mercados mudaram nas décadas recentes).

Se você quer viver de trading, você tem que fazer isso da “boa e velha” maneira: devagar e sempre.  Planeje fazer um retorno percentual razoável no seu capital de trading; podemos debater qual esse retorno deve ser, mas é muito menos de 100%, pode ter certeza.

O que isso significa é que você não vai abrir uma conta de trading com $3.000, largar seu emprego, e tirar uma grana suficiente para viver fazendo scalping num gráfico de 1 minuto ou algo do tipo.

Por favor não se sinta desencorajado com isso! Você pode ter sólidos retornos e viver de mercado, mas vai precisar de um capital inicial substancial para ter o estilo de vida que deseja.

A Renda com trading é incerta

Tipicamente, quando temos um emprego sabemos quanto vamos ganhar. Mesmo em áreas loucas como finanças onde o bônus pode ser uma grande e variável peça de sua compensação (e seu salário-base pequeno em comparação), ainda temos uma boa ideia qual a compensação será no final do ano. Não no trading.

Alguns anos você fará três ou quatro vezes mais do que espera. Alguns anos você fará uma fração do que espera. Alguns anos você pode até ter pagar ao mercado (ou seja: perder dinheiro) pelo privilégio de ser um trader.

Você consegue imaginar uma profissão na qual, alguns anos, você faz um cheque para a empresa? Claro que não! Não é assim que o mundo funciona, mas é assim que funciona com trading.

O mito da consistência perfeita no trading é uma mentira, mesmo para traders ativos. Portanto, a partir de uma perspectiva prática, isso significa que você precisa planejar para momentos difíceis. Não gaste cada dólar extra que você ganhar. Não tire muito da sua conta de trading para comprar um carro, planejando repôr esse dinheiro com algumas boas trades. Pressão psicológica é uma coisa engraçada, e você pode facilmente se encontrar no lado errado dela.

Planejando sua vida

Alguns pensamentos práticos aqui, alguns dos quais reiteram pontos citados acima:

  • Primeiro, foque em aprender a operar. Nem pense em fazer isso como “ganha pão” ou viver de trading até que você tenha alguma consistência;
  • Já é difícil o suficiente aprender a fazer trading, e quase impossível se você acrescenta a pressão de ter que pagar as contas com sua contra de trading logo no começo;
  • Você vai levar alguns anos para desenvolver as habilidades que precisa e não existem atalhos para esse caminho de crescimento;
  • Você precisa de uma renda maior com trading do que precisaria com um trabalho comum porque a renda com trading é muito variável;
  • Muitos traders acham que ter uma fonte de renda secundária remove muito da pressão psicológica do trading. Considere essa possibilidade.
  • Finalmente, seja inteligente. Seja um bom humano. Faça o que as pessoas fazem desde antes da história ser gravada: guarde um pouco quando a colheita é boa, sabendo que haverão anos de vacas magras. Quando o trading estiver difícil, saiba que bons anos virão no futuro.

Conclusão

Acredito que muitas vezes em meus textos e videos sou muito negativo. Eu descrevo o trading como um empreendimento muito desafiador para o qual poucas pessoas estão bem equipadas, e no qual poucas pessoas terão sucesso. Enfatizo os desafios e lembro as pessoas de todas as foram que elas podem falhar.

Ainda que isso seja verdade, também é verdade que você pode ser um trader de sucesso, e que o sucesso pode ir além de todas suas expectativas. Você pode mudar suas vida e seu mundo. Você pode mudar o mundo daqueles ao seu redor. Você pode fazer o mundo um lugar melhor.

Mas você só pode fazer isso se tiver uma visão realista do que está a frente, e se você está preparado para encontrar desafios ao longo do caminho.

Trader de sucesso

Adaptado de um texto do Adam.


Compartilhe


Conheça