Todos são Traders

Muitas pessoas vão rapidamente classificar traders e investidores como apostadores. Em muitas famílias você não pode nem discutir sobre trading abertamente sem que lhe julguem ou sem receber olhares de desaprovação. O público em geral não entende que em um nível mais profundo todos são traders de alguma forma. Nós trocamos (ou seja: fazemos trades) uma coisa por outra a todo momento. Pouca gente avalia se estão fazendo uma boa troca com seu tempo, energia, esforço e estresse por aquilo que recebem em troca. Vamos pensar um pouquinho sobre isso…

Você sabia que o verbo “to trade” em inglês significa “trocar”?

 

Empregados acordam antes da hora de trabalhar, se aprontam e se locomovem para o serviço. Então o trabalho começa. Considerando que seja um trabalho “tradicional”, a pessoa trabalha de 09h às 18h e depois gasta mais um tempo voltando pra casa. Empregados devem considerar não apenas o tempo, mas a energia e esforço necessário para ganhar seu salário, sem mencionar o custo de oportunidade. Você poderia estar fazendo algo mais rentável com seu tempo? O salário compensa os sacrifícios? A maioria das pessoas nunca examina se seu trabalho “vale a pena”. Elas apenas sentem que devem ter um emprego e mudar de trabalho é mais difícil do que manter o atual. Algumas pessoas trocam tempo por um salário.

Algumas vezes as pessoa permanecem num casamento terrível por muito tempo, ficam conectadas a uma família disfuncional ou saem para curtir com amigos que são má influência. Ficar em uma situação que as deixa extremamente infeliz é o “caminho da menor resistência” e por isso elas não procuram um caminho que pode levar a uma vida feliz. Eles trocam um futuro duvidoso mas potencialmente melhor por um agora conhecido. Elas preferem a certeza com infelicidade do que uma possibilidade diferente. Algumas pessoas trocam felicidade por segurança.

O objetivo de muitos políticos é apenas ser eleitos. Eles são mais atores do que estadistas. Seus patrocinadores e doadores obtém retorno de suas contribuições de campanha. Esses políticos fazem o que for necessário para ter sucesso e poder ao invés do que é correto e justo. Alguns trocam princípios por politicagem.

Algumas pessoas não abrem mão de seus princípios, outras podem ser compradas por um preço. Ganância e vaidade podem levar as pessoas a fazerem coisas por dinheiro, coisas ilegais ou imorais. Alguns trocam ética por dinheiro.

E temos os traders do mercado financeiro. Eles trocam dinheiro por coisas que podem se valorizar. Eles trocam exposição de seu capital ao risco pelo potencial de ganhos. Alguns trocam risco por lucros.

Todo mundo troca uma coisa por outra. A questão é se a troca vale a pena. Todo mundo é um trader. A próxima vez que você for julgado por ser um trader ou receber um olhar de reprovação você pode perguntar ao seu julgador: “E você? Por o que está trocando seu tempo, dinheiro e energia?”


Compartilhe


Conheça