É difícil aprender com o mercado

Aprender com mercados

Como aprendemos? Para a maioria das coisas, um simples plano funciona: faça algo e avalie os resultados. Faça algumas alterações no que você faz, e veja como os resultados mudam. Se você consegue resultados melhores, faça mais dessa nova forma. Se os resultados pioram, faça da outra maneira.

É claro que estou sendo simplista, mas o ponto é que um bom, um sólido plano funciona… exceto nos mercados e no trading. Essa é uma das razões pelas quais é tão difícil aprender a ser um bom trader — resultados não são necessariamente fortemente ligados aos seus atos.

Um perverso ambiente de aprendizagem

Nós chamamos isso, formalmente, de um “perverso” ambiente de aprendizagem. Compare trading com outros esforços; se você quer que jogar golfe, você pode dedicar horas à pratica. Um expert pode avaliar seu movimente e sugerir pequenas melhorias que provavelmente serão bem efetivas. Com o tempo você desenvolverá sua habilidade.

Imagine que você quer aprender a cozinhar. Você pode comprar alguns livros e cursos, e então tentar cozinhar. Você vai cometer alguns erros, mas você vai aprender com eles e, com o tempo, desenvolverá sua habilidade.

Nessas (e na maioria das disciplinas) os resultados estão intimamente ligados aos seus atos e esforços. Em algumas áreas (como ao aprender instrumentos musicais, por exemplo) a conexão é quase 1:1 — você pode fazer pequenas mudanças naquilo que está fazendo e ver resultados quase imediatos.

Outras áreas possuem algumas complicações. Para um jogador de futebol nenhuma jogada é exatamente igual, então mesmo que os fundamentos sejam bem treinados, coisas acontecem fora do esperado e as coisas podem sair pior que os esperado, mas.. ainda assim… resultados são bem próximos das atitudes.

O mercado é cruel

O mercado é professor cruel. Você pode fazer exatamente a coisa correta e ter uma operação (trade) perdedora. E como se isso não fosse ruim o suficiente, pode acontecer na próxima trade… e na próxima… você vê onde quero chegar. Você pode acabar perdendo uma quantidade substancial de dinheiro fazendo exatamente a coisa certa. Se você entende o que está acontecendo, é apenas um rebaixamento (drawdown), mas temos que ser cuidados para evitar “aprender” (errado) com esses eventos.

Por outro lado, você pode fazer algo muito estúpido e ganhar muito dinheiro. Na verdade, você pode fazer algo muito estúpido e ganhar uma fortuna no mercado; mas eventualmente “o dia do acerto de contas” virá. Não é incomum vermos pessoas que ganharam literalmente milhões fazendo algo idiota, e então perder tudo.

Isso é verdade para um trader avaliando sua performance ao longo que qualquer período de tempo, mas também verdade quando fazemos algo que parece tão simples como aprender a entender um padrão ou uma ferramente de análise técnica.

Digamos que você quer entender uma média móvel. Isso devia ser simples, certo? Talvez ler o que alguns autores experts escreveram em alguns livros famosos, olhar os backtests, e então colocar a linha em alguns gráficos e apenas “ver como funciona”. Talvez até fazer uns backtests nós mesmos e ver o que teria acontecido nas últimas semanas. O que há de errado com esse plano?

Acontece que quase tudo. Fazer um backtest bem feiro não é algo trivial, mesmo para um sistema simples. Especialmente perigoso são testes que envolvem diferentes parâmetros (por exemplos, buscar a “melhor” média móvel) porque eles envolvem todo tipo erros estatísticos. É possível corrigir esses erros, mas não é fácil. Ter as ferramentas corretas não é suficiente.

Então o que fazemos?

O que um trader deve fazer? Bem, não há uma solução simples — em muitas maneiras esse é o desafio de aprender a ser um trader. Não há atalhos, mas existem algumas coisas que você pode fazer para aumentar sua chance de sucesso.

  • Primeiro, entenda a natureza do ambiente. Entenda que as vantagens competitivas (edges) são pequenas e seus resultados não trading são totalmente conectados com suas ações. Você pode fazer a coisa certa e perder. Se você entende isso, você verá quão complexa a tarefa de revisar suas operações realmente é;
  • Segundo, opere de acordo com princípios que te garantam um edge. Encontrar e verificar esse edge dá muito trabalho;
  • Sempre avalie sua operações usando um grande conjunto de trades. Não há resposta simples, mas 30 provavelmente não é suficiente para ter um conjunto estatisticamente relevante (se você é um trader de longo prazo pode ver outro desafio aqui; pode ser difícil conseguir dados o suficiente para se tomar boas decisões);
  • Priorize dados do trading real. Backtests são sempre suspeitos, mesmo que você mesmo os tenha feito.

Artigo baseado em um post do Adam.

Deixe aqui seu comentário