5 Dicas para se tornar um trader lucrativo de forma constante

Se você quer ganhar dinheiro com trading de forex e se tornar um trader lucrativo de forma consistente, é importante revisar frequentemente métodos e técnicas de trading que comprovodamente funcionam.

Sempre haverão novas interpretações ou processos a serem integrados no seu sistema atual mas manter uma abordagem estruturada aos mercados é a melhor forma de conseguir retornos consistentes. Também é crucial ter um conjunto preciso de regras para controlar suas ações quando sua posições (trades) não reagem como esperado.

Essas regras devem ser simples o suficiente de se lembrar de executar. Esses normas devem ser aplicáveis em diversas situações e desenhadas para compensar suas fraquezas e falhas. Para ser efetivo no longo prazo elas devem ser formuladas para te ajudar a manter a disciplina regularmente e oferecer uma resposta para situações difíceis.

Eis algumas dicas que podem ajudar:

1. Aprenda a limitar suas perdas e seus lucros crescerão.

A ciência do trading de sucesso é menos dependente de se fazer lucros, mas sim de evitar-se perdas. A necessidade de se restringir uma diminuição de capital (drawdown) e a prevenção de que trades perdedoras erodam significativamente o capital devem ser os principais objetivos de qualquer tipo de trading.

Para reduzir perdas, muitos traders preferem utilizar planos de trading específicos com saídas pre-determinadas. Ordens de Stop Loss podem ser usadas para se prevenir decisões insensatas quando se está em uma operação stops deslizantes (trailing stops) podem ser utilizados para seguir uma posição que está desenvolvendo lucros ao mesmo tempo em que se protege de reversões inesperadas.

Além disso, todas as posições devem ser revistas regularmente para assegurar que o total de risco de seu capital é mantido mínimo.

2. Saiba seus limites antes de abrir qualquer posição!

Assim como definir stops em cada trade individualmente é imprescindível, uma “perda máxima permitida” deve ser considerada quando se gerencia seu capital de trading.

A regra é simples: nunca negocie com mais dinheiro que você você pode perder de forma razoável e sempre mantenha reservas financeiras adequadas. Quando estiver avaliando o tamanho de posição (ou lote) e requisitos de capital, tenha certeza de que os fundos para as trades ativas não se mistura com capital que você usará para outros fins.

Também é muito importante definir um “limite total de perdas” no início de cada mês. Quando esse nível for atingido, você deve parar de operar até o final do mês. É claro que, que se você suas perdas são constantemente maiores que os ganhos, você deve parar de negociar! Afaste-se um pouco e tire alguns dias off.

Quando você estiver pronto para tentar novamente, avalie suas estratégias de trading atuais e suas operações mais recentes (aprenda com seus erros), e então siga em frente. Quando você começar a ganhar dinheiro, coloque parte dos lucros em uma conta pequena de reserva, caso hajam contratempos no futuro.

3. Conheça sua estratégia, suas vantagens e fraquezas e use apenas técnicas que se adequam ao seu estilo de trading.

Você não pode tomar boas decisões sem conhecer as mecânicas de uma técnica específica e os melhores traders são aqueles que estão fortemente cientes dos pontos fracos de suas abordagem.

Foque em posições às quais as características “casam” com suas habilidades e preferência de risco-recompensa. Não use métodos complicados ou avançados apenas porque eles são complexos e avançados e você quer se sentir como um Albert Einstein.

Se a estratégia não é apropriada para sua situação financeira, ela deve ser evitada, independentemente de quão atrativa parece. Obviamente cada estratégia possui riscos. A chave é desenvolver um arsenal de métodos lucrativos. Use apenas aqueles que de se encaixem com a situação presente do mercado, e gerencie cada trader para potencial máximo.

4. Aprenda arte da paciência porque saber o momento certo (timing) é chave para o sucesso.

A abertura de trades (entrada no mercado) é de grande importância. Elas merecem suas melhores análises e julgamento e é importante que você avalie todas as trades potenciais de antemão. Ter um timing correto na entrada inicial requer um profundo conhecimento de análise técnica e de tendências de mercado.

O processo como um todo é algo que um trader deve entender completamente porque uma saída exitosa é em grande parte o resultado de uma entrada correta. Aqueles que negociam demais (overtrading) devem avaliar seus resultados passados que obtiveram com práticas desleixadas sempre que se sentirem tentados a participar desse tipo de atividade.

5. Seja diligente e depois que desenvolver um plano, atenha-se a ele!

Sucesso virá quando você criar uma equilíbrio favorável entre trabalho duro, julgamentos corretos e paciência. Muitos traders desistem depois de algumas trades perdedoras, bem antes de que tenham tempo de aprender e absorver os vários métodos necessários para um trading lucrativo.


Compartilhe


Conheça