Utilize o RSI da maneira correta

O relative strength index (RSI), que significa Índice de força relativa em português, está seguramente entre os indicadores mais utilizados na análise técnica e é provavelmente o oscilador mais popular. Você sabe utilizá-lo da maneira correta? Nos acompanhe nesse jornada pela história e pelas técnicas de utilização mais comuns desse famoso indicador.

Um pouco da história

O indicador foi desenvolvido por J. Welles Wilder Jr. e trazido a público no ano de 1978 através do livro “Novos conceitos em Sistemas de Negóciação Técnicos” (New Concepts in Technical Trading Systems).

Seu objetivo era oferecer uma forma de se medir a força ou ímpeto de um instrumento.

O que é o RSI

Sob a ótica de Wilder preços são geralmente vistos como elásticos e podem se mover até certo ponto de uma média antes de uma retração ou reação. Um avanço rápido nos preços resulta em situações de sobrepreço (overbought), enquanto um rápido declínio nos preços resulta em situações de sobpreço (oversold).

Ele é, portanto, um indicador técnico de ímpeto (momentum) que compara a magnitude de ganhos recentes a perdas recentes numa tentativa de determinar condições de sobrepreço ou sobpreço de um ativo.

O RSI está numa escala de 1 a 100, onde qualquer ponto acima de 70 é considerado overbought e qualquer ponto abaixo de 30 é considerado oversold.

RSI com as linhas de 30 e 70
RSI com as linhas de 30 e 70

Como é calculado o RSI?

O indicador é calculado comparando-se a performance atual de um ativo contra sua performance prévia, ou seus dias de alta versus seus dias de baixa.

Utiliza-se a seguinte formula:

RSI = 100 – 100/(1 + RS*)

* RS = Média de X dias de alta / Média de X dias de baixa.

A quantidade de períodos padrão é 14, sendo que 9 e 28 também são comumente utilizados. Geralmente, mais períodos tendem a gerar dados mais precisos.

Como usar o RSI

A utilização do RSI pode ir desde a forma básica (e geralmente errada) que os traders iniciantes usam até utilizações mais avançadas e refinadas. Veja abaixo.

Utilização básica + variação simples

RSI acima de 70 é considerado overbought indicando um sinal de venda. RSI abaixo do 30 é considerado oversold, o que implica num sinal de compra. Alguns traders um pouco mais conservadores esperam que o RSI entre novamente dentro das faixas para efetuarem a entrada.

Utilização do criador: falhas de swing

O criador do indicador sugeria que o trader aguardasse falhas de swing para, então, entrar no mercado.

Uma falha que indica venda é quando o RSI chega na zona acima do 70, desce, tenta subir de novo e “não consegue” passar o nível anterior, formando um topo mais baixo.

Uma falha que indica a compra é quando o RSI chega na zona abaixo dos 30, sobe, desce novamente mas não consegue passar o nível anterior, formando um fundo mais alto.

RSI - Falha de Swing
Falha de Swing

Divergências

Quando linhas de tendência de preço do instrumento divergem das linhas de tendência do RSI isso pode ser um sinal de que a direção do ativo está prestes a mudar.

RSI com divergências de baixa. Repare o comportamento do preço após a divergência!
RSI com divergências de baixa. Repare o comportamento do preço após a divergência!

Utilizando em conjunto de outros indicadores

Cruzamento (crossovers) de médias

Alguns traders utilizar o cruzamento de médias móveis para confirmarem os sinais detectados no RSI.

RSI sendo usado em conjunto com as médias móveis

Variações comuns

Algumas da variações nas configurações que vemos normalmente são:

  • Utilização 28 períodos ao invés de 14;
  • Utilização de 7 períodos ao invés de 14;
  • Faixas no 80 e 20 ao invés de 70 e 30.

Conclusão

Lembre-se que não existe um indicador perfeito que vai deixá-lo rico da noite para o dia! Eles devem ser usados para ajudar na sua leitura do mercado e podem ser usados como confirmação para sinais de entrada ou saída do mercado.

Se você gostou de um indicador realize extensivos testes com o mesmo antes de criar uma estratégia com ele.

Bônus: frases do inventor do RSI

“Deixar suas emoções passarem por cima de seu plano ou sistema é maior causa de falhas”

“Alguns traders nasceram com uma disciplina inata. A maioria tem que aprender da maneira mais difícil…”

“Se você não pode lidar com emoções, saia fora do trading!”

Deixe aqui seu comentário