Os 6 Princípios Universais para um Trading de Sucesso

Uma resenha do livro “The Universal Principles of Successful Trading: Essential Knowledge for All Traders in All Markets” de Brent Penfold

Esse livro é excelente para traders que estão prontos para aceitarem suas lições. Você precisará de uma boa base em trading para entender a importância do que o livro aconselha e aceitar esses princípios seriamente com uma mente aberta. Quando você tiver passado a fase de achar que trading são só maravilhas e perceber que você não vai se tornar um milionário em um ano, esse livro te ajudará a ganhar foco e levar trading a sério.

Veja abaixo os 6 princípios universais de um trading de sucesso.

Não arrisque demais

O autor está na minoria, acreditando que gestão de risco é a prioridade número em trading. Brent acredita que quando você encontra seu sistema de trading e tamanho de posição, você deve usar a quantidade que vai arriscar em cada operação para determinar seu risco de ruína. Ele acredita que seu risco de ruína não é zero, então eventualmente você vai quebrar sua conta. Arriscar no máximo 1% a 2% de seu capital em suas operações geralmente te dá um risco de ruína de 0%, mas também depende do ratio recompensa/risco e taxa de acerto do seu sistema.

Eu aconselho uma grande amostragem (de operações) em diversas condições de mercados. Um sistema de seguir tendência (trend following) que parece brilhante um mercado que está em tendência pode resultar num draw down de 50% um mercado lateralizado.

Dica: use nossa ferramenta para calcular o risco de ruína de seu sistema de trading.

Faça diferente da maioria

Seu objetivo mais importante é diminuir seu risco de ruína a zero. No trading, o trader com a melhor habilidade de cortar suas perdas ganha. Estratégias de trading simples funcionam melhor baseadas em níveis de suporte e resistência tradicionais, usando reversões ou rompimentos. Os 10% de traders vencedores vencem operando onde outros estão com medo; comprando rompimentos quando acabam de ocorrer, e vendendo quando novas mínimas são feitas.

Comprar (ou vender) em importantes níveis de reversão quando um ativo encontra suporte ou resistência e reverte no final de uma tendência monstruosa também é uma tática utilizada por traders de sucesso.

Desenvolva um estilo de trading

Você deve encontrar seu próprio estilo de trading: swing trading, seguir tendência, reversões etc. Você também deve operar sempre baseado no time frame que se adequa ao seu perfil: intraday, curto prazo, médio prazo ou longo prazo.

Selecione os mercados corretos

Mercados ideais para se operar possuem alto volume, transparência de preço, liquidez, zero risco de contraparte, baixos custos de transações e são eficientes. Eles também devem possuir os atributos necessários como volatilidade, simplicidade, facilidade de se vender, oportunidades, crescimento e alavancagem. Esses são os mercados que te proporcionam as melhores chances de fazer dinheiro.

Domine os três pilares do trading

Gestão de risco: você deve fazer suas trades de forma mais consistente possível. Opere com o mesmo risco, unidades, percentual e no mesmo tipo de mercado para gerenciar seus riscos da maneira mais eficiente.

Metodologia: escolha o método que funciona para sua personalidade. Quando você tiver uma metologia para seu trading, teste no mundo real, em tempo real. Pode ser com uma conta micro ou demo. Você precisa uma boa amostragem (quantidade de operações) para julgar a eficácia da metodologia.

Psicologia de trading: saiba controlar sua esperança, ganância, medo e sofrimento se quiser permanecer “no jogo”.

Monitore o desempenho

Monitore sua performance consistentemente. Você precisa de reforço positivo que indique que seus métodos estão funcionando, e isso será encontrado nos resultados que você está conseguindo. O dinamismo de seu saldo vai te mostrar se você está operando com lotes grandes demais ou se você estiver no caminho errado. Os números não mentem.

Conclusões

Eu negocio no mercado com sucesso há anos e concordo 100% com os princípios encontrados nesse livro. O autor conclui perguntando a vários traders profissionais qual conselho eles dariam a traders aspirantes. Só esses conselhos já valeriam o preço do livro.

Resumindo os ensinamentos…

Gestão de risco:
Foque no risco;
Negocie com lotes pequenos;

Metodologia:
Escolha uma estratégia que se adeque a sua personalidade;
Desenvolva uma metodologia simples;
Evite a maioria, aprenda a antecipar as reversões;
Procure por confluência de fatores em suas entradas;
Boas defesas ganham jogos;
Encontre setups que apresentam baixo risco;

Psicologia:
Pratique muito antes de operar com dinheiro real;
Espere perder, opere pra ganhar;
Seja disciplinado. Seja paciente;
Seja humilde;
Esteja no controle;


Compartilhe


Conheça