Os 10 piores inimigos de um trader

Os melhores amigos de um trader são a gestão de risco, um sistema de trading vitorioso, perseverança, auto-controle e paixão. E os piores inimigos?

Teimosia

Não cortar as perdas e permanecer com trades que não estão funcionando.

Arrogância

Acreditar que você é mais inteligente que a maioria dos participantes do mercados sem razão aparente. Competência deve vir antes da confiança.

Opinião

Opiniões sobre o futuro são inúteis. O que te leva a ter sucesso nos mercados é operar a ação do preço (price action) no momento presente.

Viés

Ficar preso com uma “visão compradora” (bull mode) ou “visão vendedora” (bear mode) é perigoso e pode levar a perdas se você permanecer no time que está perdendo dia após dia. Permaneça flexível no seu trading e siga o fluxo. É caro ficar do lado errado de uma tendência forte.

Euforia

O momento que você se sente como um gênio invencível é o momento mais perigoso na sua carreira de trader. Continue seguindo seu plano de trading e mantenha seus pés no chão. A maioria das grandes perdas vem após grandes acertos, em função da confiança em excesso e o abandono do uso de tamanhos de posição corretos (excesso de risco).

Raiva

Um trader nervoso é quase sempre um mau trader. Raiva distorce a perspectiva de um trader e leva a se operar maior quando se está operando mal. Não opere nervoso, fique emocionalmente neutro e opere os sinais do seu plano.

Aumentar uma trade perdedora

Fazer suas trades perdedoras maiores (tentar fazer “preço médio”) faz com que você queira mantê-las abertas por mais tempo, torcendo desesperadamente por um retorno do preço. Operar de forma agressiva contra a tendência geralmente não funciona bem no final, e aumentar uma posição perdedora multiplica o erro.

Perseguir uma trade

Se você perde um grande ponto de entrada e o preço “foge” do seu nível de entrada é melhor evitar a perseguição. É melhor ter um plano para a próxima bela entrada, e ser paciente. Sempre haverão outras oportunidades. Proporções de recompensa/risco tendem a ficar ruins se você entra muito tarde na operação.

Operar lotes muito grandes

Se você abre uma posição muito grande não é uma questão de “se a trade vai ser ficar ruim”, mas quando. No momento que suas posições começam a ser muito grandes um sequência de perdas podem drenar sua conta e criar um grande draw down no seu capital que é difícil de recuperar.

O próprio trader

A habilidade de controlar a si próprio determina seu sucesso no longo prazo. Depois de pesquisar e fazer back tests, um sistema de trading vitorioso deve ser implementado num mercado em tempo real e seguido com disciplina e gestão de risco apropriada de forma consistente. O maior inimigo que você vai encontrar na sua jornada em busca do sucesso como trader é você mesmo.


Compartilhe


Conheça