Na série e nos filmes de Jornada nas Estrelas (Star Trek) podemos ver que o Capitão Kirk muitas vezes acredita em sua capacidade de liderança e feelings para tomar suas decisões. Já o Sr. Spock sempre toma suas decisões baseando-se na lógica, razão e probabilidades.
Esses dois estilos diferentes representam bem dois tipos de traders diferentes: os discricionário e os sistemáticos. O primeiro grupo tenta se dar bem baseando-se em sua experiência a passada e talento. Eles dependem de sua habilidade para tomar as decisões corretas “no calor da batalha” que é o trading.
O segundo grupo faz todas suas pesquisa antes e depois que o mercado fecha, e segue um plano pré-determinado para definir o tamanho de suas posições, entradas e saídas. Ele executam fielmente o plano que criaram baseando-se no comportamento anterior do mercado e em probabilidades.
A principal diferença é que uns confiam em seus instintos e percepções; outros são sistemáticos, quase mecânicos.
Traders discricionários (capitão Kirk)
- Operam fluxo de informações;
- Tentam antecipar o que o mercado fará;
- São subjetivos; levam em consideração sua opinião e experiências passadas;
- Operam o que e quando querem e não possuem regras que governam seu trading;
- Tipicamente são emotivos e levam cada perda para o lado pessoal;
- Usam diversos indicadores para operar em diferentes momentos. Algumas vezes eles se baseiam em indicadores macro econômicos, outras padrões e outras em anúncios ou notícias;
Traders sistemáticos (sr. Spock)
- Opera fluxo de preços;
- Participam no que o mercado está fazendo;
- São objetivos; levam em consideração o que o preço está fazendo;
- Possuem algumas regras bem restritas e definidas para governar suas entradas, saídas, gestão de risco e tamanho de posição;
- Geralmente têm suas emoções sob controle e quando perdem sabem que “faz parte do jogo”;
- Sempre usam os mesmo indicadores técnicos para suas entradas e saída;
Enquanto os capitães Kirk estão ocupados tentando digerir o que está acontecendo no mundo, os Spocks estão usando os “sinais” que recebem do movimento do preço nos mercados. Os traders sistemáticos não ficam pensando e prevendo o que mercado vai fazer, eles reagem ao que a maioria está fazendo, baseados em seus sistema predeterminado.
Para o trader comum, ser um trader 100% “mecânico” maximiza suas chances de sucesso, especialmente se estão usando um sistema que historicamente é lucrativo. Quando você remove as emoções e o ego do trading, e controla seu risco de ruína com tamanho de posição e stop loss adequados, você tem uma boa chance de ser consistemente lucrativo no mercado.
Que tipo de trader é você?
Tradução livre via NEW TRADER U.
Deixe aqui seu comentário