Capital | Rendimento do mês | Balanço | Tempo investido | |
---|---|---|---|---|
{{month.initialEquity | currency:"$":0}} | {{month.maxGain | currency:"$":0}} | {{month.finalEquity | currency:"$":0}} | {{tools.monthsInYears(month.monthNumber) }} | {{tools.isAMillion(month.million) }} |
Calcular aposentadoria: quanto preciso para viver de renda fixa ou aposentadoria privada?
Muitos de nós sonho com o dia em que poderão “parar” de trabalhar e viver bem colhendo os frutos de anos e anos de trabalho. Acontece que infelizmente a realidade é um pouco mais difícil, e para viver bem neste período da vida, é preciso ter um planejamento financeiro, organização e metas.
A renda fixa e ou aposentadoria privada é são fontes de renda que vem se destacando nos últimos anos entre os brasileiros. Em 2019, os novos depósitos em planos de previdência privada expandiram em 16,9% em comparativo com o mesmo período de 2018.
Especialistas veem esse aumento de investimentos em renda fixa, tesouro direto e ainda a poupança, principalmente em decorrência das últimas notícias sobre a economia brasileira e a aprovação da reforma da Previdência.
E você o que tem feito para garantir seus dias de ócio? Quer aprender a calcular aposentadoria? Ao final do artigo tem uma calculadora para calcular quanto você precisa para viver de renda de investimentos e/ou de aposentadoria.
Calcular aposentadoria
Você já parou para pensar nesse cálculo? Calcular aposentadoria é algo que até alguns anos atrás não era objetivo de muitas pessoas, afinal a maioria dos brasileiros que trabalham em regime CLT, contribuem com o INSS e consequentemente estariam com a aposentadoria garantida.
Porém com as mudanças do cenário econômico, e com a crescente incerteza desta aposentadoria, muitos estão optando por investimentos, para futuramente viver de renda fixa e ou aposentadoria privada.
Então calcular aposentadoria nesta nova modalidade, vai depender do investimento que você optar, da quantia e do tempo que será seu investimentos, das suas particularidades, e claro, dos seus objetivos.
Quais melhores investimento?
Os melhores investimentos para um pode não ser para outro. Investimentos vai de acordo com aquele que vai investir.
- Qual seu perfil de investidor? Aqui deve ficar claro como você lida com os riscos das aplicações ;
- Quais seus objetivos financeiros?
- Qual seu histórico financeiro?
- Quais são os motivos para você investir? Abrir um negócio? Comprar uma casa? Viver de renda fixa?
- O que deseja para o futura com o dinheiro do investimento?
- Quais são seus prazos?
- Qual o valor será destinado para cada objetivo?
Mesmo que seu objetivo principal não seja ficar mais rico, ou seja, agregar a sua renda atual, e deseje apenas calcular aposentadoria e investir naquilo que te possibilitará parar de trabalhar, é preciso alinhar seu perfil antes de escolher o investimento.
Renda fixa
Quando falamos em calcular aposentadoria, geralmente estamos pensando primeiramente em uma renda fixa para se viver após o período de trabalho. Chama-se renda fixa o investimento que possui uma rentabilidade previsível. Podendo ser fixada em um percentual mensal ou seguir algum índice como, por exemplo, a Selic, CDI, a inflação ou outro.
É um tipo de investimentos para perfil mais conservador, e também um dos mais escolhidos pelos iniciantes. Os investimentos de renda fixa funcionam como um empréstimo seu para para o emissor (banco/governo). E em troca, você recebe uma taxa de rentabilidade fixa, que é definida no momento do empréstimo.
Entre os principais investimentos de renda fixa, temos o tesouro direto e a poupança.
Tesouro direto
Como já mencionado, o tesouro direto é um dos investimentos da modalidade renda fixa, e neste caso o emissor é o próprio governo, uma vez que você adquire títulos públicos emitido pelo Tesouro Nacional.
O programa foi criado em 2002. E hoje, de acordo com o Tesouro Nacional, há mais de 1,6 milhões de investidores. O Tesouro oferece três tipos de títulos: Prefixados: Taxa de rentabilidade fixa; Pós-fixados: liquidez diária, com lucros acrescidos à aplicação todos os dias; Híbridos: taxa fica + o Índice de Preços para o Consumidor Amplo.
Calcular aposentadoria investindo no Tesouro Direto é possível, uma vez que se tem uma visão geral de quanto dinheiro terá em determinado período.
Poupança
A poupança também é uma renda fixa, e sim tem os piores índices de rendimento, mas ainda é muito usada por brasileiros que desejam calcular aposentadoria e ainda estarem precavidos diante de situações emergenciais.
Conforme a regra da nova poupança, para as contas abertas a partir de 2012,o rendimento da poupança neste ano deve render apenas 2,98% por 12 meses. Para quem tem a poupança antiga, o rendimento é superior, porém essas contas não podem mais receber investimentos, apenas realizar saques.
Com a inflação projetada para este ano de 3,40%, a realidade é que o poupador terá menos que a inflação, ou seja, acaba perdendo dinheiro.
Renda variável
Os investimentos com renda variável são mais dinâmicos, oferecem maiores chances de lucros e também mais riscos.
Aqui diferente da renda fixa, o perfil do investidor é mais agressivo. Como o foco deste artigo é o cálculo da renda fixa e ou aposentadoria privada, não vamos entrar em detalhes sobre a renda variável, mas atualmente os principais investimentos são: Ações; Commodities; Câmbio; Contratos Futuros e outros.
Digamos que neste caso calcular a aposentadoria seria uma pouco mais complexo porque você não teria certeza sobre o montante acumulado. Precisaria de mais organização e disciplina para tal.
E depois de todas essas informações, afinal você já deve estar curioso para calcular aposentadoria.
Quanto você precisa para viver de renda fixa ou aposentadoria privada? Descubra quanto seus investimentos devem render por mês e estime quanto você poderá gastar por mês.