3 razões indiscutíveis para se usar Stop Loss

Você está no controle ou suas posições te controlam?

O assunto de hoje é “Controle”. A principal razão de discutirmos esse assunto vem do fato da grande maioria dos emails que eu recebo e estão intimamente relacionados com essa questão.

Principais problemas relatados

Algumas das situações relatadas são as seguintes:

  • Estar “preso” em uma posição.
  • Uma posição com uma perda gigante e devastante.
  • Uma única posição que é muito grande.

O problema por trás é sempre o mesmo. Em algum momento as coisas mudaram e o controle da situação foi transferido. Você começou no controle e então a ação/instrumento/ativo que você possui começou a te controlar.

A posição então prosseguiu e devastou seu capital financeiro e em última instância devastou seu capital mental.

Mais uma vez, a causa raiz é sempre “Controle”. Para ser mais preciso: a perda de controle.

Mantendo o controle

Elencamos a seguir algumas situações nas quais o trader perde o controle e a solução para essas situações:

Situação: Nenhum plano se o par se move contra você.
Solução: Use paradas por perdas (stop losses). Desenvolva um hábito de definir seu stop loss imediatamente depois de abrir uma posição (e manter esse SL).

Situação: Racionalizar perdas e criar desculpas.
Solução: Seu stop loss vai resolver qualquer racionalização.

Situação: Acreditar em uma empresa (ação), em sua análise técnica ou fundamental etc. e não ser capaz de sair de uma posição ruim por isso.
Solução: Seu stop loss vai te proteger de eventos extremos (black swan), coisas que você não sabe, não podia prever etc.

Você vê o que as diferentes soluções possuem em comum? Sim você entendeu. Um stop loss. Ele não é influenciado por emoções do momento ou racionalizações e te retira da posição na qual um ativo atinge um nível de preço predeterminado.

Para resumir a história: você deve fazer tudo que pode para ganhar de volta o controle e permanecer com ele. Se sua posição está controlando você, faça o que tiver que fazer para estár de volta no controle. Saia da posição. Sim, isso mesmo: feche a posição. Pegue seu dinheiro. Libere sua mente e pare de racionalizar sobre uma posição perdedora. Tire uma folga. “Re-agrupe suas tropas”. Reconstrua seu capital mental.

Depois disso volte e adote uma maneira disciplinada de operar. Use stop loss e fique no controle. Como Dennis Gartman diz: todo o desastre se dá por traders não cortarem suas perdas e as deixarem crescer como perdas enormes. Pare suas perdas. Pare suas perdas. Pare suas perdas.

Conclusão: sempre se pergunte quem está no controle. Se uma moeda que você possui está controlando completamente sua mente, você tem um problema. Venda o quanto for necessário para você voltar ao controle. E PERMANEÇA no controle.

Tradução livre da postagem de Oliver Tischendorf. Levemente adaptado para o contexto do Forex.


Compartilhe


Conheça